O evento científico promovido pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) é um dos mais conceituados do mundo na área de tecnologia.
O pesquisador Romualdo Alves Pereira Junior, Ph.D., for convidado a participar do Comitê de Programa do Décimo Workshop Internacional IEEE sobre Computação Semântica para Redes Sociais e Ciências da Organização: da informação do usuário ao conhecimento social. O evento acontecerá de 26 a 28 de janeiro de 2022, na Califórnia, em formato híbrido (virtual / presencial).
Romualdo foi convidado em reconhecimento ao trabalho na área de Inteligência Artificial e Ciência de Dados desenvolvido nos últimos anos. No Modal, atua como pesquisador-líder em Inteligência Artificial e no Comitê Científico do instituto. Recentemente, fez a live Bancos de Dados Temporais, disponível no YouTube.
Nesta edição do congresso, serão abordados os seguintes tópicos:
- Indexação semântica e recuperação para mídia social
- Modelagem de usuário ou perfil social para empresas e / ou organizações sem fins lucrativos
- Sistemas de recomendação baseados em semântica para mídias sociais: o sonho está se tornando realidade?
- Métodos e técnicas de adaptação à Web
- Conteúdo sob demanda: customização ou personalização?
- Modelagem e extração de contexto semântico
- Geração de modelos semânticos a partir de dados de redes sociais
- Filtragem de dados ativada semântica
- Análise de sentimento em redes sociais
- Mineração de opinião em Redes Sociais
- Social Web Mining
- Semântica da Inteligência Coletiva
- Rede social móvel
- Computação semântica distribuída para análise de dados de redes sociais
- Filtragem colaborativa, mineração e previsão
- Aplicativos de computação social e estudos de caso
- Dados Sociais
- Rede social
- Ciência de dados e Big Data
- Segurança de dados
- Análise, modelagem, avaliação e gerenciamento de riscos de segurança
- Análise de mídia social
- Privacidade
- Teoria, tendências, tecnologias e aplicações recentes
- Direções futuras e desafios no sistema de segurança da informação
- Efeitos das relações sociais e do conhecimento no comportamento inovador da organização
- Valores sociais emergentes e seu impacto nas lideranças da organização
Conheça melhor o IEEE
Fundado em 1884, o IEEE é a fonte mais confiável do mundo para profissionais de engenharia, computação e tecnologia. Uma comunidade global, a associação apoia a inovação tecnológica para o benefício da humanidade. Por meio da colaboração dos membros e da seleção diversificada de publicações, conferências, recursos educacionais e desenvolvimento de padrões da associação, o IEEE promove a inovação e a excelência tecnológica enquanto inspira as gerações futuras.
O IEEE tem como objetivo central promover a inovação tecnológica e a excelência para o benefício da humanidade.
Conheça melhor o pesquisador Romualdo Alves Pereira Junior
Atualmente, além de pesquisador do Instituto Modal, Romualdo é Coordenador de Modernização institucional da Defensoria Pública da União – DPU, desde 2020. Foi Coordenador de Análise de Dados e Inteligência da Informação da Presidência da República, de 2017 a 2020; analista em C&T Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, de 1997 a 2005 e 2017; chefe da Divisão de Informática e outros cargos na Agência Espacial Brasileira, de 2005 a 2016; e coordenador de Desenvolvimento de Sistemas e outros cargos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, de 1984 a 1997.
Sua formação inclui o Pós-Doutorado em Ciência da Computação pela University of Ottawa, Canadá (2016-2017), com linha de pesquisa em Data Science (Machine Learning e Textual Analysis); Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2013), linha de pesquisa em Arquitetura da Informação; Mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba – UFPb (Sistemas de Segmento Solo para Satélite Científico); Especialização em Engenharia de Software pela Universidade Católica de Brasília – UCB (idealização do projeto do banco de currículos do CNPq); e Graduação em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade de Brasília – UnB. Na área educacional, já atuou como professor associado do curso de Pós-Graduação (lato-sensu) em Gestão de Tecnologia da Informação da UnB (de 2007 a 2016), ministrando as disciplinas de “Plataformas e Sistemas de Informação”, “Cenários em Tecnologia da Informação”, “Ética em Tecnologia da Informação” e “Tópicos Especiais em Gestão de TI”. Orientador e membro de bancas examinadoras de dezenas de trabalhos de pós-graduação em Gestão de TI na UnB e UCB. Também é líder do Grupo de Pesquisa “Arquitetura da Informação para o Programa Espacial Brasileiro”, certificado em 2000 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e membro do Grupo de Pesquisa em Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, desde 2018.
Atua nas áreas de Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Filosofia da Informação, Fenomenologia, Tecnologia da Informação, Arquitetura da Informação, Inteligência Organizacional, Sistemas de Segmento Solo para Satélites. Consultor de TI, Palestrante em Eventos de TIC e Ciência de Dados.