Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias

Dados em Ação: Ciência de Dados nas Políticas Públicas
Descubra como a ciência de dados eleva a qualidade das políticas públicas, da previsão de cenários à alocação eficiente de recursos. Boas práticas, visualização e ética para gestores que querem decidir com evidências.

Futuro do Trabalho: A Simbiose entre Homem e Máquina
A automação está redesenhando o mercado de trabalho. Descubra quais profissões correm risco, as novas carreiras criadas pela IA e as habilidades humanas essenciais para prosperar na nova era da simbiose homem-máquina.

Robôs Sociais: O Código da Convivência
A robótica social nos força a programar empatia e ética em silício. Analisamos os desafios de criar máquinas que não apenas executam tarefas, mas que compreendem e participam do nosso complexo mundo social.

Ética da IA: riscos, limites e responsabilidade
Como integrar princípios éticos à IA em saúde, segurança e educação, com métricas, auditoria e governança do desenho à operação. Um guia para avaliar riscos, promover equidade e fortalecer a prestação de contas em implantações reais.

Educação 5.0: tecnologia com propósito humano
Educação 5.0 une bem-estar, colaboração e criatividade à IA para personalizar e amplificar a aprendizagem. Guia direto para educadores e gestores liderarem escolas mais humanas.

Aprender Fora da Sala: Jacotot, Autodireção e a Educação Não Formal
A experiência de Joseph Jacotot — ensinar sem explicar — encontra ecos poderosos na educação não formal, onde a aprendizagem nasce da vontade, da experiência e da autonomia. Este post traça paralelos entre o gesto radical de Jacotot e a prática cotidiana de educadores que atuam fora da escola: em projetos sociais, movimentos culturais, coletivos e comunidades. Invisível para muitos, mas essencial para milhares, a educação não formal resiste ao controle e reencanta o ato de aprender. Não ensina por imposição — provoca, confia e liberta. Onde o sistema padroniza, ela reconhece: toda inteligência é capaz.
Notícias Modal

Ontologias e Indústria 4.0
Nesse webinar, o Prof. Giancarlo Guizzardi aborda questões fundamentais sobre ontologias, qual o gap que podem vir a solucionar e como podem ser aplicadas à
Instituto Modal é credenciado na RNP
O Instituto Modal foi credenciado como membro do sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a partir de 16 de abril de 2020.

Edital de Convocação para Assembleia Geral Extraordinária
A Diretoria do Instituto Modal, no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para Assembleia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 15 de dezembro de 2021, na modalidade de videoconferência pelo aplicativo “Google Meet”, com acesso exclusivo através do link

Tese orientada por pesquisador do Instituto Modal recebe prêmio da CAPES
O Professor Walter Carnielli, pesquisador e presidente do Comitê Científico do Instituto Modal, foi o vencedor do Prêmio CAPES 2019 de Teses em Filosofia, pela orientação do Doutor Bruno Ramos Mendonça.

Gödel e a existência de Deus
Em artigo publicado na Folha de São Paulo em 13/ago/2019, o Prof. Walter Carnielli discute o \”Teorema de Deus\”, formulado por Gödel. Confira o artigo na

Nova edição do livro \”Pensamento Crítico: o poder da lógica e da argumentação\”
Os Professores Walter Carnielli (presidente do Comitê Científico do Instituto Modal) e Richard Epstein lançaram a 4ª edição do livro Pensamento Crítico: o poder da lógica