Blog CT&I
O Blog CT&I explora temas de Ciência, Tecnologia e Inovação, conectando teoria à prática. Com análises profundas, oferecemos insights valiosos para quem deseja estar na vanguarda das transformações tecnológicas.
Opiniões, Análises, Tendêndias

Dados em Ação: Ciência de Dados nas Políticas Públicas
Descubra como a ciência de dados eleva a qualidade das políticas públicas, da previsão de cenários à alocação eficiente de recursos. Boas práticas, visualização e ética para gestores que querem decidir com evidências.

Futuro do Trabalho: A Simbiose entre Homem e Máquina
A automação está redesenhando o mercado de trabalho. Descubra quais profissões correm risco, as novas carreiras criadas pela IA e as habilidades humanas essenciais para prosperar na nova era da simbiose homem-máquina.

Robôs Sociais: O Código da Convivência
A robótica social nos força a programar empatia e ética em silício. Analisamos os desafios de criar máquinas que não apenas executam tarefas, mas que compreendem e participam do nosso complexo mundo social.

Ética da IA: riscos, limites e responsabilidade
Como integrar princípios éticos à IA em saúde, segurança e educação, com métricas, auditoria e governança do desenho à operação. Um guia para avaliar riscos, promover equidade e fortalecer a prestação de contas em implantações reais.

Educação 5.0: tecnologia com propósito humano
Educação 5.0 une bem-estar, colaboração e criatividade à IA para personalizar e amplificar a aprendizagem. Guia direto para educadores e gestores liderarem escolas mais humanas.

Aprender Fora da Sala: Jacotot, Autodireção e a Educação Não Formal
A experiência de Joseph Jacotot — ensinar sem explicar — encontra ecos poderosos na educação não formal, onde a aprendizagem nasce da vontade, da experiência e da autonomia. Este post traça paralelos entre o gesto radical de Jacotot e a prática cotidiana de educadores que atuam fora da escola: em projetos sociais, movimentos culturais, coletivos e comunidades. Invisível para muitos, mas essencial para milhares, a educação não formal resiste ao controle e reencanta o ato de aprender. Não ensina por imposição — provoca, confia e liberta. Onde o sistema padroniza, ela reconhece: toda inteligência é capaz.
Notícias Modal

Instituto Modal explora Arquitetura da Informação e Internet das Coisas em artigo publicado na Springer
O professor Mamede Lima-Marques, diretor-presidente do Instituto Modal, juntamente com sua aluna de doutorado, Flávia Lacerda, do Instituto Serzedello Correa, do Tribunal de Contas da

Instituto Modal participa da IJCAI-19
O professor Walter Carnielli, presidente do Comitê Científico e coordenador do Laboratório de Lógica e Raciocínio Crítico do Instituto Modal, tornou-se membro do Comitê de

Instituto Modal é membro da OSPT Alliance
Em 1 de outubro de 2018, o Conselho de Diretores da OSPT Alliance aprovou a inclusão do Instituto Modal no seu quadro de associados, que

Instituto Modal e Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento assinam acordo de cooperação
O Instituto Modal, representado pelo seu Diretor Presidente, Prof. Mamede Lima-Marques, e pelo seu Diretor Administrativo-financeiro, Wellington Evangelista, visitou, entre os dias 28 e 30

Lima-Marques e Carnielli publicam no Journal of Applied Non-Classical Logics
Foi publicado, em 9 de fevereiro de 2018, no Journal of Applied Non-Classical Logics, o artigo intitulado Society semantics and the logic way to collective

Chamada Pública Simplificada nº 3/2018: Seleção de Candidatos para Cargos Diversos
Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e Inovação Chamada Pública Simplificada nº 3/2018 Seleção de Candidatos para Cargos Diversos O Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e