Solicitação de Bolsas

Programa de Bolsas deEstudos

Se você estuda, pesquisa ou trabalha com assuntos relacionados aos projetos do Instituto Modal, pode solicitar uma bolsa! Leia atentamente a orientações a seguir e preencha a solicitação. Se você tiver perfil e houver disponibilidade de vagas, entraremos em contato para agendar uma entrevista.

Solicitação de Bolsas

O Instituto Modal oferece os seguintes tipos de bolsas:

  • Bolsa de Apoio Técnico à Pesquisa, para profissionais técnicos especializados de nível superior para apoio a atividades de projetos de pesquisa.
  • Bolsa de Estudos, para estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação lato sensu aprovados pelo MEC.
  • Bolsa de Fomento à Formação, para estudantes nos níveis de Mestrado, de Doutorado ou de Pós-doutorado em cursos oferecidos por instituições nacionais ou internacionais, destinado ao pagamento de mensalidades, auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, auxílio material didático e taxas, de acordo com as especificidades de cada modalidade. Não há benefícios a dependentes, exceto nos casos previstos em editais específicos.
  • Bolsa de Pesquisa, para detentores de títulos acadêmicos de Mestrado, Doutorado ou Pós-doutorado.

Se você quiser solicitar uma bolsa, leia o Regulamento para Concessão de Bolsas e clique no botão do  Formulário de Solicitação de Bolsa. Você também pode usar o formulário para fazer o seu cadastro e manter suas informações na nossa base. Quando for aberto um projeto ou pesquisa na sua área, entraremos em contato!

Dúvidas comuns sobre o envio dos resultados de um projeto:

  1. Qual é o prazo para envio do resultado?
    Preferencialmente, os resultados do projeto devem ser enviados a cada 6 (seis) meses de execução (resultados parciais), e obrigatoriamente em até 30 (trinta) dias após o final do projeto. Casos excepcionais são negociados diretamente com a Diretoria Técnica, quando necessário.
  2. O que é considerado “resultado do projeto” para uma ICT?
    – Relatório técnico (individuais e/ou por equipe)
    – Relatório de atividades
    – Artigo científico
    – Tese / dissertação / monografia / TCC
    Banner apresentado em congresso
    – Outros resultados (conversar com a Diretoria Técnica antes)
  3. Posso mandar um único resultado assinado por todos da equipe?
    Sim, você pode indicar um autor principal, indicado no formulário de submissão (próximo item), e quantos co-autores tiverem contribuído para o resultado – mas lembre-se que é de responsabilidade do “autor principal” prestar todos os esclarecimentos que forem eventualmente necessários, bem como responder por quaisquer problemas que possam surgir. Se for enviar um resultado de equipe, lembre-se de incluir todos os participantes também no documento enviado!
  4. Como enviar o resultado?
    Usar o link ENVIAR RESULTADO DE PROJETO, acima destas dúvidas.
    Esse link abre um pop-up com um formulário, onde poderá ser anexado um ou mais dos resultados listados no item anterior.
  5. Tem algum modelo para elaboração do resultado?
    Temos alguns templates em LaTeX e Word – os bolsistas do projeto têm acesso à pasta de Modelos. Se nenhum dos modelos for adequado para o resultado que você quiser apresentar, faça da forma que considerar mais adequada e envie pelo formulário do item anterior. Caso seja necessário algum ajuste, entraremos em contato!
  6. E se eu não enviar nada?
    Você não poderá participar de outros projetos após o fim do prazo de 30 dias de encerramento do projeto.

Chamadas Públicas para Bolsistas

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