O ativo de maior valor nas empresas: dados

Os dados alimentam algoritmos capazes de categorizar cada um de nós em perfis e prever nossos comportamentos que, em última instância, podem ser objeto de mudança por meio de direcionamento personalizado de conteúdo, o microtargeting.

Calma, não me refiro aos dados comumente encontrados em jogos de tabuleiro, mas sim aos dados coletados, armazenados e processados por meio de sistemas de informação. Esses procedimentos criam um fenômeno conhecido como datificação: “o ato de datificar – pôr em dados – praticamente toda a vida de uma pessoa”.

O valor dos dados foi reconhecido por meio da comparação ao petróleo, data is the new oil. Embora a expressão seja atribuída à revista The Economist de maio de 2017, a expressão foi cunhada antes, em 2009, no discurso de Meglena Kuneva: “Personal data is the new oil of the internet and the new currency of the digital world”.

Bom, mas de onde vem tanto valor? Os dados alimentam algoritmos capazes de categorizar cada um de nós em perfis e prever nossos comportamentos que, em última instância, podem ser objeto de mudança por meio de direcionamento personalizado de conteúdo, o microtargeting. Essa capacidade de conhecer, prever e alterar o comportamento humano por meio de algoritmos e dados criou um mercado bilionário que busca neles a otimização dos negócios e maximização dos lucros. 

A exploração dos dados é comparada por Nick Cloudry e Ulises Mejias à antiga exploração de recursos naturais e humanos dos tempos de colonização. Os autores do livro The Costs of Connection: How Data Is Colonizing Human Life and Appropriating It for Capitalism defendem que estamos em uma nova era de colonização, o “colonialismo de dados”, na qual grandes corporações exploram esse novo recurso em busca de maiores lucros.

Apesar do valor dos dados, se usados de forma indevida podem colocar em risco uma série de direitos dos cidadãos. Por essa e outras razões, o Brasil aprovou a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Por isso, para que seu negócio crie vantagem competitiva sem ferir direitos dos cidadãos, é importante conhecer a LGPD, que traz como um de seus fundamentos o “desenvolvimento econômico e tecnológico e a inovação”. Contudo, esse desenvolvimento não pode acontecer a qualquer custo, deve seguir uma série de fundamentos, princípios e regras previstos na lei.

Se o dado é o novo petróleo, a LGPD é a sua nova guardiã.

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