Inteligência Artificial e Ciência de Dados

Abordagem simbólica, conexionista, machine learning, deep learning, híbrida… muitos métodos e modelos, mas somente um objetivo: contribuir para o sucesso do seu projeto.

Visão de Futuro

Linhas de Atuação

O Instituto Modal possui experiência e competências para atuar com diferentes abordagens e ferramentas de Inteligência Artificial

Aprendizado de Máquina (Machine Learning)

É uma vertente específica da IA que treina máquinas para aprender com dados. Possui grande potencial de aplicação em diferentes situações, como sistemas de recomendação, chatbots, visão computacional e muito mais.

Processamento de Linguagem Natural

Processamento de Linguagem Natural

É um subcampo da inteligência artificial e da linguística preocupado com as interações entre os computadores e a linguagem humana. Sua fundamentação inclui o reconhecimento de fala, compreensão e geração de linguagem natural, com aplicação em vários campos.

Logo Instituto Modal

Inteligência Artificial Simbólica

Tem como orientação os métodos de pesquisa que trabalham com representações simbólicas de alto nível orientadas ao raciocínio baseado em lógicas matemáticas. As principais características são a geração de modelos com alta explicabilidade e precisão.

Ontologias

São maneiras de mostrar as propriedades de um determinado assunto e como elas estão relacionadas. Soluções em ciência de dados que implementam esses tipos de modelagem do conhecimento determinam com precisão as relações causais entre os conceitos.

Análise Preditiva

Análise Preditiva

É a construção de modelos probabilísticos adequados que permitam predizer o comportamento aleatório de observações futuras com base na informação do passado. Há várias aplicações nas áreas industrial, de marketing e diversas outras.

Soluções Híbridas

Soluções Híbridas

Integram as abordagens simbólicas e conexionistas sob o “guarda-chuva” da computação neural-simbólica. Essa abordagem pode resolver os problemas da transparência da IA ​de aprendizagem por máquina.

Metodologia de Projetos de Inteligência Artificial

Para garantir o sucesso de um projeto de IA, o Modal adota um método de experimentação com evolução incremental, até alcançar o estágio de produção.

Prova de Conceito

A partir das informações e dados disponibilizados, é feita uma análise exploratória para identificar padrões preliminares, avaliar abordagens possíveis e determinar a viabilidade de cada abordagem de IA. A PoC é apresentada através de um painel ou protótipo para discussão com o cliente.

Desenvolvimento

Uma vez validada a PoC, a solução começa o ciclo de desenvolvimento e preparação para produção, que consiste na automatização de rotinas de extração, carga e tratamento de dados, refinamento dos algoritmos de IA, incorporação de regras de negócio e desenvolvimento da interface de usuário.

Evolução

Finalizado o ciclo de desenvolvimento, o Modal oferece suporte técnico corretivo e/ou evolutivo, bem como integrações adicionais, expansão de casos de uso, transferência de tecnologia e capacitação, conforme a necessidade da empresa.

Casos

Conheça algumas Provas de Conceito e casos desenvolvidos pela nossa equipe e disponíveis publicamente.

Inteligência Artificial para Automação Industrial

Roteamento automático de cabos e configuração de componentes da linha de produção.

Eficiência Energética na Indústria

Prova de Conceito para o sistema de refrigeração industrial da Brasal Refrigerantes, com simulador de eficiência energética.

Prevenção do Abuso Sexual Infantil na Internet

Identificação de padrões de mensagens entre assediadores e crianças para prevenção do abuso sexual infantil on-line.

Inteligência Artificial e a Patologia do Concreto

Análise e identificação de patologias do concreto, viabilizando melhores condições de manutenção das estruturas.

Similaridade da Legislação Federal

Classificação automática e análise semântica de normas legais para identificação de leis federais com tópicos similares.

Inteligência Artificial para o Setor Jurídico

Identificação de padrões em decisões do STJ que permite criar relações, identificar gargalos e organizar as informações.

Inteligência Artificial e a PEC da Previdência

Análise da PEC da Previdência enquanto seu texto ainda estava em discussão, utilizando análise textual e datamining.

Painel COVID-19 no Brasil e no Mundo

Painel exploratório com o mapeamento diário de casos confirmados, mortos, recuperados e informações adicionais.

Relacionamentos entre Entidades por Grafos

Aplicação de Grafos para explorar as relações entre os objetos de um determinado conjunto em situações complexas.

Solicite uma demonstração

Entre em contato com os nossos especialistas e descubra como a Inteligência Artificial pode ajudar o seu negócio!