Chamada Pública Simplificada nº 3/2018: Seleção de Candidatos para Cargos Diversos

Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e Inovação

Chamada Pública Simplificada nº 3/2018

Seleção de Candidatos para Cargos Diversos

O Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e Inovação (Instituto Modal) convida os interessados a apresentarem currículos nos termos aqui estabelecidos para seleção serviços de terceiros (pessoa física) para desenvolvimento e apoio à pesquisa científica, conforme detalhado a seguir, no âmbito dos projetos Problemas e Soluções em Recursos Hídricos e Saneamento no Brasil (PRJ01) e Arquitetura da Informação para Problemas de Transporte (PRJ02).

Objetivo

O objetivo geral deste Edital é a estruturação de equipes de pesquisa para atuar no âmbito dos projetos assinalados que pretendem, respectivamente, estruturar e prospectar científica e tecnologicamente soluções para os problemas relacionados ao saneamento e aos recursos hídricos no Brasil, e pesquisar soluções de gestão para problemas do ciclo de vida da informação de transportes no Brasil. Os projetos estão alinhados aos interesses governamentais de incentivo ao desenvolvimento científico, à pesquisa e capacitação tecnológica, nos termos da Lei nº 13.243/2016 (Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação) e do Decreto n 9.283/2018.

O objeto desta Chamada Pública Simplificada é formação de cadastro de reserva para contratação provisória futura (sem vínculo empregatício) de pesquisadores, técnicos e estudantes para atuação no âmbito dos projetos Problemas e Soluções em Recursos Hídricos e Saneamento no Brasil (PRJ01) e Arquitetura da Informação para Problemas de Transporte (PRJ02), conforme especificado no Anexo A – Detalhamento dos Cargos, Perfis e Funções.

Processo Seletivo

O processo seletivo desta Chamada Pública Simplificada dar-se-á por meio de análise das declarações de propósito dos candidatos, de análise de currículo e entrevista, sendo exigida dos pesquisadores e dos profissionais a comprovação da habilitação profissional e da capacidade técnica ou científica compatível com os trabalhos a serem executados e com o perfil definido para o cargo ou função, conforme o Anexo A – Detalhamento dos Cargos, Perfis e Funções.

Os candidatos selecionados receberão orientações e serão convocados para efetuar o processo de contratação com até 30 (trinta) dias de antecedência para o início dos respectivos projetos.

Inscrições

A inscrição deve ser apresentada pelo candidato mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível em Aplicações para Diretório de Pesquisadores.

O pesquisador, técnico ou estudante interessado deverá candidatar-se apenas a um dos tipos de bolsas disponíveis. Somente os candidatos selecionados serão informados do resultado desta Chamada Pública Simplificada.

As inscrições ficarão abertas por tempo indeterminado.

Valores dos Auxílios Financeiros

O Instituto Modal fornecerá, a título de doação, auxílio financeiro aos pesquisadores, técnicos e estudantes selecionados para participar nos projetos elencados. Os valores dos auxílios financeiros serão compostos a partir dos seguintes critérios:

  1. titulação máxima do pesquisador / estudante / técnico;
  2. experiência profissional comprovada do pesquisador / estudante / técnico;
  3. carga horária semanal efetivamente dedicada ao projeto.

O valor do auxílio financeiro poderá atingir, para o nível de Pesquisador Sênior (título de Pós-doutor com mais de 10 anos de experiência em projetos de pesquisa), o montante de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para uma dedicação equivalente a 40 horas semanais, sendo este o valor de referência para os demais cargos e níveis, conforme a tabela a seguir:

Bolsas de Pesquisa

TitulaçãoNível% do Valor de Referência
Pós-doutorSênior100%
Pós-doutorPleno90%
Pós-doutorJúnor80%
DoutorSênior80%
DoutorPleno70%
DoutorJúnior60%
MestreSênior60%
MestrePleno50%
MestreJúnior40%
Notório Saber50%

Bolsas de Estudos

Nível de Formação% do Valor de Referência
Cursante de doutorado (pós-graduação stricto sensu)30%
Cursante de mestrado (pós-graduação stricto sensu)20%
Cursante de especialização ou MBA (pós-graduação lato sensu)10%
Cursante de graduação5%

Bolsas de Apoio Técnico à Pesquisa

TitulaçãoNível% do Valor de Referência
EspecialistaSênior50%
EspecialistaPleno40%
EspecialistaJúnior30%
GraduadoSênior25%
GraduadoPleno10%
GraduadoJúnior5%

Os valores de referência para pesquisadores e técnicos de apoio à pesquisa correspondem a dedicação mínima equivalente a 40 (quarenta) horas semanais ao projeto de pesquisa. Caso a dedicação seja inferior, o valor da bolsa poderá ser reduzido proporcionalmente.

No caso de bolsas de pesquisa, a determinação dos níveis dar-se-á pelo tempo de efetivo exercício da atividade de pesquisa:

  1. Sênior: acima de 10 anos de experiência em projetos de pesquisa;
  2. Pleno: de 5 a 10 anos de experiência em projetos de pesquisa;
  3. Júnior: menos de 5 anos de experiência em projetos de pesquisa.

Pesquisadores com notório saber são aqueles com relevante contribuição acadêmica e/ou profissional para o seu campo de pesquisa, para o mercado ou para a sociedade e que não disponham de titulação acadêmica mínima de Mestre, cabendo à Diretoria Técnica a decisão sobre o enquadramento do pesquisador nessa categoria de bolsa de pesquisa.

Os valores de referência para estudantes correspondem a dedicação equivalente a 20 horas semanais ao projeto de pesquisa. Caso a dedicação seja inferior, o valor da bolsa poderá ser reduzido proporcionalmente.

No caso de bolsas de apoio técnico à pesquisa, a determinação dos níveis dar-se-á pela formação e pelo tempo de experiência profissional na área:

  1. Sênior: acima de 10 anos de experiência profissional comprovada;
  2. Pleno: de 5 a 10 anos de experiência profissional comprovada;
  3. Júnior: menos de 5 anos de experiência profissional comprovada.

Os valores de referência poderão ser ajustados em casos específicos em até 20% (vinte por cento), para mais ou para menos, conforme o conjunto de competências científicas e profissionais do pesquisador, estudante ou técnico e da relevância das atividades desenvolvidas, mediante avaliação da Diretoria Técnica e disponibilidade de recursos financeiros.

Mais informações estão disponíveis no Regulamento para Concessão de Bolsas do Instituto Modal.

Local de Trabalho

Os candidatos selecionados desenvolverão suas atividades em Brasília/DF, podendo haver deslocamentos para realização de atividades em outros municípios e/ou estados, bem como para a participação em eventos nacionais e/ou internacionais.

Conforme a natureza e a conveniência da pesquisa, a Diretoria Técnica poderá fazer uso de esquemas alternativos de dedicação que possibilitem o desenvolvimento das atividades, total ou parcial, de maneira não-presencial.

Esclarecimentos e Informações Adicionais

Os esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada Pública Simplificada poderão ser obtidos por intermédio do endereço eletrônico: pesquisa@modal.org.br.

Cláusula de Reserva

O Instituto Modal reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas na presente Chamada Pública Simplificada.

Brasília, 9 de maio de 2018.

Mamede Lima-Marques
Diretor Presidente
Instituto Modal

Bruno Carvalho Castro Souza
Diretor Técnico
Instituto Modal

ANEXO A – Detalhamento dos Cargos, Perfis e Funções

As vagas oferecidas atenderão os cargos apresentados na tabela Descrição de Cargos e Perfis. A quantidade de vagas para cada cargo será definida após o término do processo seletivo, em função da disponibilidade efetiva de cada candidato selecionado.

Descrição de Cargos e Perfis

Projeto:Problemas e Soluções em Recursos Hídricos e Saneamento no Brasil
Posição:Pesquisador
Níveis:Sênior, Pleno e Júnior
Titulações desejadas:Doutorado, Mestrado
Perfil:Experiência científica de pelo menos 10 anos nas áreas de ciência da informação (ontologias, análise de redes, ciclo de vida da informação etc.), desenvolvimento de produtos de inovação científica nas áreas de saneamento, recursos hídricos ou afins, arquivologia e afins, computação e afins
 
Projeto:Problemas e Soluções em Recursos Hídricos e Saneamento no Brasil
Posição:Técnico de Apoio à Pesquisa
Níveis:Sênior, Pleno e Júnior
Titulações desejadas:Especialização, Graduação
Perfil:Profissional graduado ou pós-graduado nas áreas de recursos hídricos, saneamento ou engenharia industrial, com experiência na condução de projetos de cunho social e proficiência em tecnologias básicas de gestão de projetos
 
Projeto:Problemas e Soluções em Recursos Hídricos e Saneamento no Brasil
Posição:Estudante
Titulações desejadas:Cursante de pós-graduação lato ou stricto sensu, cursante de graduação
Perfil:Estudante regularmente matriculado em curso de graduação, pós-graduação lato sensu (especialização) ou pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) nas áreas de recursos hídricos, saneamento ou engenharia industrial
 
Projeto:Arquitetura da Informação para Problemas de Transporte
Posição:Pesquisador
Níveis:Sênior, Pleno e Júnior
Titulações desejadas:Doutorado, Mestrado
Perfil:Experiência de pelo menos 10 anos no desenvolvimento de produtos de inovação científica nas áreas ciência da informação (ontologias, análise de redes, ciclo de vida da informação, arquivologia e afins), computação (inteligência artificial, big data, simulações e afins) e gestão (estratégias de gestão, modelos de negócios, economia empresarial, gestão de contratos, políticas públicas e afins)
 
Projeto:Arquitetura da Informação para Problemas de Transporte
Posição:Técnico de Apoio à Pesquisa
Níveis:Sênior, Pleno e Júnior
Titulações desejadas:Especialização, Graduação
Perfil:Profissional graduado / pós-graduado nas áreas de ciência da informação, computação, engenharia ou afins, com experiência na participação de projetos de tecnologia, especialmente em ferramentas para o desenvolvimento de aplicações de inteligência artificial, big data, análise de redes e outras técnicas, e proficiência em tecnologias básicas de gestão de projetos
 
Projeto:Arquitetura da Informação para Problemas de Transporte
Posição:Estudante
Titulações desejadas:Cursante de pós-graduação lato ou stricto sensu, cursante de graduação
Perfil:Estudante regularmente matriculado em curso de graduação, pós-graduação lato sensu (especialização) ou pós-graduação stricto sensu (mestrado, doutorado ou pós-doutorado) nas áreas de ciência da informação, computação, engenharia ou afins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.