O Decreto nº 9.283/2018, que regulamenta o Marco de Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei 13.243/2016), trouxe um novo modelo de fomento à inovação para os setores público e privado: os Ambientes Promotores de Inovação (APIs).

Os APIs são espaços de trabalho compartilhados entre uma Instituição de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT), como o Instituto Modal, e outras empresas ou órgãos interessados em desenvolver projetos, empreendimentos, processos e/ou negócios inovadores em determinada área.

O Instituto Modal é pioneiro no Brasil na implementação de Ambientes Promotores de Inovação, possuindo casos de sucesso com órgãos públicos, empresas particulares e organismos do terceiro setor.

Além de possuir equipe de pesquisadores e técnicos para atuar diretamente dentro do API, o Instituto Modal traz para a implementação um toolkit de ferramentas, métodos e processos que auxiliam na estruturação e na gestão desse tipo de ambiente, contribuindo com o sucesso dos projetos desenvolvidos no ambiente.

Se quiser saber mais sobre os ambientes promotores de inovação ou conversar sobre a possibilidade de implantação de um API na sua empresa ou órgão público, entre em contato pelo e-mail api@modal.org.br.