A Inteligência Artificial é muito mais do que simples algoritmos

Projeto ideIA+ desenvolve habilidades e competências para fomentar e divulgar a Inteligência Artificial no ensino médio. O grupo tem o apoio do CNPq e é formado por representantes de instituições como AI2, CLE-Unicamp e Unesp.

O pesquisador Walter Carnielli, presidente do Comitê Científico do Instituto Modal, vem trabalhando em conjunto com o Grupo Interdisciplinar de Divulgação e Educação em Lógica e Inteligência Artificial no projeto ideIA+.

O projeto pretende desenvolver habilidades e competências atreladas à resolução de problemas para professores e alunos do ensino médio. A “ideIA” é fazer isso por meio da elaboração e construção de dispositivos automatizados e robóticos e pela criação de algoritmos e programas lógicos para fomentar o interesse desse público pela inteligência artificial, incluindo os impactos éticos e o entendimento das suas implicações sociotécnicas.

Segundo o site do projeto, o grupo trabalha com quatro objetivos principais:

  1. desenvolver material didático com componentes eletrônicos de baixo custo;
  2. elaborar e divulgar gratuitamente projetos de dispositivos automatizados e robóticos;
  3. produzir material para o ensino de programação básica; e
  4. produzir material didático-pedagógico multidisciplinar que aborde as implicações sociotécnicas da IA desde a sua elaboração até o seu desenvolvimento e uso.

O ideIA+, que é reconhecido pelo CNPq, conta com o apoio de instituições de grande relevância no cenário nacional, como o Advanced Institute for Artificial Intelligence, o Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência da Unicamp e a Unesp. Atualmente o grupo é formado pelos pesquisadores Walter Carnielli, Mariana Matulovic, Juliana Bueno-Soler e Ana Claudia Golzio.

Para conhecer mais, visite https://mov8.com.br/ideia_mais/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.