Como a Matemática e a Inteligência Artificial se influenciam mutuamente

Nos dias 15 e 16 de agosto, o pesquisador Walter Carnielli participa do workshop O cientista do Século XXI, promovido pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp. No evento, Carnielli apresenta o tema Como a Matemática e a Inteligência Artificial se influenciam mutuamente, representando o Instituto Modal, o Centro de Lógica da Unicamp e o Advanced Institute for Artificial Intelligence (AI2).

O tema da palestra é muito relevante, porque se a matemática sofre o efeito da Inteligência Artificial (IA), as outras ciências sofrem muito mais diretamente. Por um lado, conceitos matemáticos inéditos tais como o das redes Bayesianas entram nos fundamentos da IA de forma radical, fazendo com que se possa formalizar a noção de explicação por meio das máquinas. Por outro lado, a computação e a IA influenciam cada vez mais a matemática, descobrindo (ou inventando) conceitos e tendo um papel essencial na demonstração de teoremas que estão além da capacidade humana. Por fim, são discutidos os “bons” e “maus” usos para os computadores na atividade matemática.

Walter Carnielli é presidente do Comitê Científico do Instituto Modal e Professor da Unicamp.
Mais informações sobre o evento: https://www.ime.unicamp.br/eventos/cientista-seculo-xxi

Sobre o(s) Autor(es)

+ publicações

Profissional com sólida carreira desenvolvida na implantação de sistemas corporativos, com ampla experiência na gestão de projetos de apoio à decisão. Entre suas principais experiências destacam-se projetos desenvolvidos nas áreas de transportes, fundos de pensão e saúde. Possui conhecimentos avançados dos procedimentos de compra de governo, gestão de contratos, levantamento de requisitos e mapeamento de processos. Atuou como professor de pós-gradução na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é diretor administrativo-financeiro e co-fundador do Instituto Modal de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

EnglishFrançaisDeutschItalianoPortuguêsEspañol
Rolar para cima